Advogado, inscrito em 1992 na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, sob o número 113732 e na Seção Rio de Janeiro sob o número 199708, com larga experiência em Propriedade Intelectual, atuando em consultoria e assessoria judicial e administrativa especialmente nas áreas de marcas, patentes, desenhos industriais, transferência de tecnologia, concorrência desleal, segredo de negócio, nomes de domínio, software e direito autoral. Atua ainda como Assistente Técnico, Perito Judicial e especialista, emitindo laudos e pareceres. Agente Oficial da Propriedade Industrial. Sócio titular da Sociedade de Advogados, Camelier Advogados Associados, escritório especializado em propriedade intelectual.
Universidade de São Paulo – Faculdade de Direito 1987 – 1991
Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP – Faculdade de Administração 1976 – 1979
Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Dissertação aprovada em maio/2007, com o título: “Concorrência Desleal – Atos de Confusão”.
Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Tese aprovada em maio/2012, com o título: “Desenho Industrial: Abuso de direito e o reflexo no mercado de reposição”.
Professor e orientador no Curso de Especialização Lato Sensu em Propriedade Imaterial na ESA – Escola Superior de Advocacia da OABSP.
Docente Voluntário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na graduação e pós-graduação.
Professor de cursos ministrados pela AASP, ASPI e ABAPI.
Autor de livros e diversos artigos publicados em jornais e revistas especializadas, dentre os quais:
A propriedade intelectual no atual cenário político e econômico brasileiro;
A questão do interesse público na licença compulsória de patentes;
Abuso de direito de patente – licença compulsória – a reintrodução da concorrência;
O efeito repristinatório e o veto presidencial ao artigo 111 da nova lei de direitos autorais;
Prescrição e decadência na propriedade industrial;
Propaganda comparativa e a lei de propriedade industrial;
Aspectos cíveis da concorrência desleal no sistema jurídico brasileiro;
Palestrante, moderador e debatedor em inúmeros seminários, congressos locais e nacionais.
Presidente da ASPI, Associação Paulista da Propriedade Intelectual, gestões 2001 a 2003 e 2003 a 2005, entidade da qual foi Diretor Cultural e Diretor Secretário no período de 1995 a 1999. Em sua gestão, foi um dos responsáveis pela criação e coordenação de grupos de estudos, promovendo inúmeros encontros entre os profissionais da área para o debate e análise de temas da atualidade.
Conselheiro nato da ASPI.
Conselheiro de Honra Vitalício da ABPI.
Membro da Comissão de Direito da Propriedade Imaterial da OAB/SP.
Membro do Comitê de Ensino Jurídico e Relações com Faculdades do CESA.
Associado da INTA, LES-Brasil, ASIPI, AIPPI, ABPI, ABAPI, ASPI,AASP, entre outras.
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Tratamento de Dados Pessoais e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.