Juliano Souza de Albuquerque Maranhão</

Juliano Souza de Albuquerque Maranhão

Membro CSD

Resumo profissional

Juliano Souza de Albuquerque Maranhão, Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), possui ampla expertise em Direito Concorrencial e Antitruste, Regulação Constitucional, Teoria do Direito e Direito Digital, e Inteligência Artificial.

Teve sua carreira construída, de forma pioneira, nas diferentes interfaces entre inteligência artificial e direito, com formação tanto jurídica quanto em lógica computacional e inteligência artificial, já tendo acumulado 26 anos de experiência de pesquisa, atuação acadêmica e advocatícia nesta área.

É sócio do Maranhão & Menezes Advogados Associados, escritório pioneiro no Brasil na especialização jurídica em inteligência artificial composto por equipe com profunda experiência em tecnologia digital, direito concorrencial e regulação de mercados.

Formação acadêmica

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1994-1998).

Assim que encerrou sua graduação, iniciou estudos no programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo com mestrado que foi convertido para doutorado (1999-2004), financiado pela FAPESP, com o tema “Padrões de Racionalidade na Sistematização de Normas”.

Conclui seu doutorado em 2004 e inicia seus estudos de pós-doutorado, inicialmente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004-2005) e no Departamento de Ciência da Computação da Faculdade de Utrecht, na Holanda (2005).

Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2011) e reconhecido pela Alexander von Humboldt Foundation para programa de visitas como Professor Visitante na Goethe Universitat Frankfurt am Main (2016-2019).

Atividades acadêmicas

É membro da International Association of Artificial Intelligence and Law (2001-atualmente), tendo sido o primeiro pesquisador latino-americano a compor a Direção da Associação (2019-2023).

Durante seu doutorado, realizou estágios no exterior com bolsas sanduíche financiadas pela FAPESP em centros de Lógica, Inteligência Artificial e Direito, como o Departamento de Informática Jurídica da Universidade de Maastricht e no Departamento de Filosofia da Universidade de Miami.

Conta com publicações em diversos periódicos nacionais e internacionais de Inteligência Artificial em geral e aplicada ao Direito, com destaque a artigos publicados nos anais dos congressos do ICAIL (International Conference on AI&Law) e na DEON (International Conference on Deontic Logic and Normative Systems), as duas conferências internacionais principais no campo da Lógica e Inteligência Artificial aplicada ao Direito, bem como em revistas especializadas internacionais que vem discutindo aspectos éticos e regulatórios sobre inteligência artificial, como a International Data Privacy Law Journal.

Suas publicações lhe renderam reconhecimento internacional, tendo sido citado em survey que menciona as principais contribuições na área de Inteligência Artificial e Direito nos últimos 30 anos (Thirty years of Artificial Intelligence and Law: the second decade, Artificial Intelligence and Law Journal, agosto de 2022). Para coroar esse reconhecimento, Maranhão foi escolhido pela International Association of Artificial Intelligence and Law para ser o Program Chair da próxima edição da principal conferência internacional de IA e Direito, o ICAIL25. Trata-se do primeiro latino-americano a assumir este papel. Em 2024, Maranhão passou a ser consultor do UN Secretary General’s High-Level Advisory Body on Artificial Intelligence.

Fundador e Líder da Associação Lawgorithm de Pesquisa em Inteligência Artificial (www.lawgorithm.org.br) e do Instituto Legal Grounds https://legalgroundsinstitute.com/).

Outras atividades profissionais

Membro do Conselho Editorial da Artificial Intelligence and Law Journal, principal revista internacional de IA&Direito, publicada pela Springer. É revisor de artigos das principais revistas nacionais e internacionais que publicam artigos na interface entre inteligência artificial e Direito, sendo ainda consultor de importantes agências de fomento como a FAPESP.

Pesquisador associado do Center For Artificial Intelligence (IBM-USP) e o Centro de Pesquisa Aplicada e Inteligênica Artificial Recriando Ambientes (IARA-USP). Integrante do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) na Universidade de São Paulo (USP).

Foi membro da Comissão de Juristas do Senado responsável pela elaboração do Projeto de Lei 2338/2023. Participante da Comissão criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para regular a Inteligência Artificial no âmbito do Poder Judiciário. Participante de diversas outras comissões e audiências públicas promovidas pelo STF e pelo Legislativo brasileiro, sobre variados temas ligados à tecnologia, à digitalização e à Inteligência Artificial.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Tratamento de Dados Pessoais e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.